O projeto de arquitetura de interiores é um projeto focado principalmente nos ambientes internos de uma edificação, seja ela uma casa, empresa ou fábrica. É um dos serviços que um arquiteto pode realizar.

Projeto de Arquitetura de Interiores
Com é o projeto de interiores de uma casa?
Quando o assunto é arquitetura de interiores residencial, estamos falando do projeto dos ambientes internos dessa edificação: Cozinha, quartos, banheiros, sala etc.
No projeto de interiores os passos a serem seguidos pelo arquiteto são:
1. Reunião de briefing inicial
Nessa reunião inicial o arquiteto deve conversar com seus clientes para que estes apresentem suas demandas, gostos e necessidades para o projeto. Só assim que este profissional conseguirá compreender tudo aquilo que é importante para sua família e acertar nas escolhas de seu trabalho.
2. Estudo preliminar 2D / 3D
Nessa fase, o arquiteto, fará uma serie de estudos para conseguir ao máximo atender as necessidade do cliente alinhando com o design de interiores, ventilação, iluminação, conforto, mobiliários, funcionalidade, ergonomia etc.
Normalmente nessa etapa são apresentados os seguintes desenhos:
- Planta de layout – Contém a disposição dos ambientes com posição de mobiliários, bancadas, marcenarias etc. O intuito aqui é o cliente compreender a espacialização do projeto, como são feitos os acessos, e como será usado cada espaço.

Exemplo planta layout
- Perspectivas 3D – São ilustrações foto realísticas, simuladas por programas de computador, onde o arquiteto apresenta o projeto desses ambientes em 3D. Os resultados são surpreendentes e o cliente consegue visualizar com maior clareza todo o projeto. Cores, mobiliários, marcenaria, iluminação, cortinas, gesso e tudo mais. Facilitando a compreensão do trabalho e verificando o resultado.

Exemplo perspectiva 3D projeto de quarto casal
3. Projeto executivo
Após a aprovação do estudo preliminar, planta layout e imagens 3D, o arquiteto começa a desenvolver os desenhos técnicos que serão utilizados pelos profissionais da obra para executarem o projeto da forma correta, como ele foi pensado e apresentado ao cliente.
No projeto executivo, são feitos inúmeros desenhos e detalhes, cada um para uma finalidade especifica. Entre eles podemos citar:
- Planta de acabamentos – Mostra as os acabamentos especificados para cada local, piso parede e teto;
- Planta de forro – Mostra quais os ambientes terão forro e seus detalhes, como cortineiro e sanca;
- Planta de piso – Mostra a paginação, ou seja, por onde deve se iniciar o assentamento do piso, de forma a evitar cortes em lugares com grande visibilidade por exemplo;
- Planta de alterações de pontos elétricos – É muito provável que novas tomadas, interruptores e pontos de rede precisam ser adicionados a edificação. Nessa planta o objetivo é apontar a localização e o tipo de cada ponto novo ou realocado;
- Planta de iluminação – Nessa planta o objetivo é mostrar a posição e os locais de acionamento de cada ponto de iluminação, sancas, perfis, spots, arandelas e etc.
- Planta de alteração de pontos hidráulicos – Aqui são mostrados a nova posição de pontos hidráulicos. Exemplo. Alteramos a posição da pia da cozinha, colocamos um ponto de água para filtro, máquina de lavar louças etc. Essa planta serve para isso;
Esses são apenas alguns exemplos, dependendo o projeto o número de plantas pode ser ainda maior.
4. Detalhamento de áreas molhadas
As áreas molhadas, são ambientes do projeto de arquitetura de interiores, que demandam do arquiteto e toda equipe de obra maior atenção. Por este motivo estes ambientes devem ser detalhados. Ou seja, é feito um caderno de projetos exclusivos para estes ambientes.
A exemplo de um banheiro / cozinha, teremos que mostrar as paredes que serão revestidas, por onde começar, vai ter algum detalhe em marmoraria, como serão as bancadas, alturas, profundidade, tamanho do rodabancada, a cuba será esculpida na própria pedra, no banheiro terá nicho e etc.
5. Detalhamento de Marcenaria
Outro ponto super importante e que também é exigido muita atenção e detalhe é a marcenaria planejada. Praticamente 99% dos projetos será necessário ter pelo menos um móvel planejado.
Portanto nessa parte, é detalhado toda a marcenaria do projeto, materiais, cores, divisórias, portas, gavetas, nichos, iluminação embutida, prateleiras, tipos de puxadores, tipos de ferragens e muito mais.
6. Acompanhamento de obra e lojas
Depois de todos os projetos prontos, ou quando eles ainda estão em fase de desenvolvimento é sempre importante o arquiteto responsável pelo projeto oferecer ao cliente o serviço de acompanhamento de obra e loja.
Como este arquiteto é o cara que mais entende do projeto, afinal de contas foi ele quem pensou e projetou todos os detalhes, ninguém melhor que ele para auxiliar o cliente e a equipe de obra a resolver as dúvidas, as escolhas e os problemas que podem surgir na hora da execução.
Muitos clientes não contratam o acompanhamento, mas essas são as obras que mais tem problemas e mudanças do projeto original. E no final muitos clientes se arrependem de não ter contratado este serviço.
Considerações finais
O projeto de arquitetura de interiores é um grande investimento que uma pessoa pode fazer para promover a melhora dos espações da sua casa ou empresa. É um projeto grande, cheio de detalhes e é importantíssimo que seja feito com um arquiteto especialista no assunto.
O resultado de um trabalho bem feito proporcionará ambientes bem harmônicos, funcionais, bem pensados, organizados, lindos, bem ventilados e iluminados. Aumentará a sensação de acolhimento e conforto para os lares e as famílias.
Está interessado em realizar essa transformação no seu espaço?
Conte com a gente, o nosso escritório é especialista em arquitetura residencial, oferecemos projetos de arquitetura que envolvem a criação inicial da casa e também a parte de interiores.
Entre em contato conosco, será um prazer lhe atender e ouvir mais da sua história e desejos para esse novo lar!.
Obrigado pela atenção
Abraços
Arquiteto Vinicius Matias