Projeto Arquitetônico De Aprovação Inicial

Este é o serviço que oferecemos para você que vai realizar a construção da sua casa do zero. Ou seja, você tem um terreno vazio e quer fazer um projeto de uma casa para ele.

O que é o projeto de arquitetura residencial?

O projeto de arquitetura é o primeiro passo que tem que ser feito após a compra do terreno. Ele é um trabalho desenvolvido pelo arquiteto, no qual fará a elaboração da casa do cliente como um todo. Vai definir junto do cliente as formas de acesso, quantidade de cômodos, vagas de garagem, espaços cobertos e descobertos, área de jardim, piscina, quantidade de pavimentos, posição e organização dos ambientes, tamanho e posição das janelas, portas e etc.

Qual a importância do projeto de arquitetura?

Encare o terreno que você tem como uma folha em branco. O trabalho do arquiteto será ouvir as necessidades de você e sua família, todos os seus sonhos e demandas para aquela casa. E ele terá a função de traduzir tudo isso em um projeto de arquitetura que irá atender as suas demandas compatibilizando com as leis e normas da cidade, as particularidades do seu terreno, as condições climáticas, como a orientação do sol e ventos. Além disso, ele tem que equilibrar tudo isso somado a garantir a funcionalidade dos ambientes, ergonomia dos espaços, tamanho e beleza estética.

Agora imagina fazer tudo isso sem um bom projeto. Impossível, todos que tentam, acabam se frustrando porque o resultado final não fica satisfatório, cheio de problemas, espaços mal aproveitados, espaços sem ventilação e iluminação adequada, multas da prefeitura e muito mais.

Quer fazer correto e bem feito, faça seu projeto conosco. Projeto é investimento para a realização do seu sonho.

Quais as etapas do trabalho?

O projeto de arquitetura é divido em algumas etapas, são elas:

1 – Estudo Preliminar

  • Reunião inicial com os clientes para definição do programa de necessidades, conhecer os sonhos, orçamento.
  • Conhecer o terreno, sua topografia, situação dos vizinhos, acessos, árvores existentes, orientação do sol e ventos e etc;
  • Elaboração da planta layout. Nessa planta elaboramos o primeiro estudo da casa, com a setorização e definição dos ambientes, com posição de mobiliários mostrando a função, tamanho e acesso de cada espaço. Aqui também mostramos as áreas de jardim, piscina, garagem, escadas e etc.
  • Planta layout aprovada = Início do projeto 3D externo da casa. No projeto 3D, mostraremos em imagens foto realísticas toda a parte externa do projeto, as fachadas da casa, altura, cores, materiais de acabamento e paisagismo sugeridos. Assim o cliente consegue deslumbrar como a casa ficará depois de pronta.
PLANTA DE LAYOUT – A BASE PARA TODO O PROJETO FIGURA 1 – EXEMPLO PLANTA LAYOUT

 

FIGURA 2 - EXEMPLO PERSPECTIVA 3D FIGURA 2 – EXEMPLO PERSPECTIVA 3D

 

2 – Ante projeto / Projeto Legal

Nessa fase, o cliente, já aprovou todo o projeto em planta e 3D. Com isso ele já se declara como satisfeito e o arquiteto pode seguir o trabalho. As próximas etapas são:

  • Confecção de todos os desenhos que vão compor o projeto legal. (É o projeto que será usado para a aprovação na prefeitura);
  • Elaboração de RRT (Documento do concelho de arquitetura que garante a responsabilidade técnica do arquiteto sobre o projeto);
  • Protocolo do projeto na prefeitura para análise e aprovação.
  • Protocolo e desenvolvimento de projetos para aprovação em outros órgãos governamentais (quando necessário);
  • Após análise da prefeitura o projeto é aprovado e é emitido a licença para construir, o alvará de construção. Que é o documento que autoriza o proprietário a iniciar a obra do projeto aprovado.

Normalmente o primeiro contrato fechado com o cliente, se encerra aqui com a aprovação do projeto e liberação do alvará de construção.

No entanto, existem serviços pós-aprovação de prefeitura que também oferecemos.
Trata-se das fazes de PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTO.  Que você pode conferir a explicação no link abaixo:

Projeto Executivo – PLANEJANDO A OBRA

Com a aprovação do projeto e emissão do alvará, teoricamente o proprietário já poderia começar a construir. No entanto, ele ainda tem que contratar um profissional para ser o responsável pela obra, que além de acompanhar todo o serviço dos executores também terá que fazer alguns serviços na prefeitura.

E caso seja de interesse do cliente, o nosso escritório também oferece os serviços de PROJETO EXECUTIVO E DETALHAMENTO, que é:

  1. Auxilio na contratação e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos complementares: Estrutural, Elétrico, Hidráulico, Paisagismo, Automação, climatização e etc.
  2. Compatibilização dos projetos complementares (desenvolvidos por outras empresas) com o projeto de arquitetura. Isso é fundamental, pois às vezes é preciso o arquiteto alterar posição de portas, aumentar espessura de paredes e também solicitar mudanças nos projetos complementares para garantir o melhor resultado estético e funcional.
  3. Também desenvolvemos nessa etapa, várias plantas para auxiliar na fase de obra e também no desenvolvimento dos projetos complementares. Esse conjunto de plantas são:
  • Planta de alvenarias;
  • Planta de pontos elétricos;
  • Planta de pontos hidráulicos;
  • Planta de iluminação;
  • Planta de forro de gesso;
  • Planta de acabamentos e paginações de revestimentos;
  • Planta de portas e esquadrias;

 

DETALHAMENTO DAS ÁREAS MOLHADAS

As áreas molhadas de uma edificação necessitam de maior atenção. Por isso é necessário desenvolver um projeto exclusivo para essas áreas. Nessa etapa é feito diversos desenhos dos ambientes molhados: Cozinha, área de serviço, banheiros, sauna, piscina e etc;

  • Detalhamento de toda marmoraria do projeto: bancadas, nichos e etc.
  • Detalhamento da paginação dos revestimentos de piso e paredes;
  • Definição de louças e metais.