Casa H&Y – Garças 01
PROJETO ARQUITETÔNICO RESIDENCIAL
Casa H&Y - Garças 01​
Casa H&Y – Garças 01
PROJETO ARQUITETÔNICO RESIDENCIAL
Casa H&Y - Garças 01​

Casa H&Y - Garças 01

A casa H&Y, foi um projeto que realizamos no ano de 2021 aqui no escritório.
Um lote de 1000m² em declive com acesso para duas ruas no bairro Garças na região da Pampulha em BH. Fui procurado pelos irmãos Helen e Yuri para projetar duas casas, uma para cada, neste mesmo terreno.

A casa 01, foi uma proposta em dois pavimentos. No andar térreo, concentramos toda a parte social e de serviços da casa, sala, gourmet, área de serviços, garagem e depósitos. Já no segundo pavimento foi destinado a área intima, 02 semi suítes, 01 suíte master com closet, sala de estar e varandas.

Um ponto importante que prezamos em todos os nossos projetos é a previsibilidade de acontecimentos futuros. É pensar em uma arquitetura atemporal, funcional, organizada e bela esteticamente. Toda casa de dois pavimentos que projetos, tentamos sempre colocar uma previsão de elevador, pois sabemos que ninguém constrói para viver apenas na juventude e que ninguém está livre de sofrer acidentes e ficarem paraplégicos, por exemplo.

Pensado nisso também, colocamos no andar térreo desta casa, um quarto / escritório, que serve como apoio para situações adversas e para receber visitas. 

A casa foi desenhada com uma fachada moderna, de volumes simples, linhas retas, ambientes abertos e integrados, com grades aberturas para o exterior, visando trazer os jardins e paisagismo para dentro da casa, além de melhorar a ventilação e iluminação natural dos ambientes, diminuindo por exemplo, o consumo de energia e o uso de ventiladores e ar condicionados.

Projeto:

Projeto Arquitetônico Residencial

Área:

312m²

Duração:

01 Ano

Localização

Garças | Pampulha em BH

Os Desafios do Projeto

O primeiro desafio foi, fazer um projeto dentro da legislação. A Pampulha é um local que há indecência de muitas regras, o que dificulta a ocupação. É preciso um arquiteto, que conhece bem a legislação, para conseguir fazer um bom projeto. Como exemplo posso citar a necessidade de grandes afastamentos frontais e laterais, a grande quantidade de área permeável (jardim) necessários, a limitação de altimetria para as edificações e a exigência de várias árvores entre as edificações.

Ainda sobre legislação, esse projeto foi desafiador, pois foi o primeiro projeto que pegamos que seriam necessárias várias aprovações de diversos órgãos públicos. Normalmente um projeto é aprovado somente na Prefeitura municipal, mas este tivemos que aprovar também no CINDACTA (Por conta da proximidade com o aeroporto), IEPHA e IPHAN (por causa que a Pampulha é tombada pela Unesco).

Galeria de Imagens

Confira Nossos Outros Projetos