A importância do uso do 3D na Arquitetura

No planejamento de uma obra ou de uma reforma, seja ela de uma casa, apartamento ou loja. Fato é: O cliente está cada dia mais ansioso em saber como ficará o projeto que está contratando junto a um arquiteto(a).

 

Sabe-se que é muito complicado a visualização e compreensão do projeto pelo cliente. Afinal, normalmente os projetos são apresentados de forma técnica, plantas, cortes e croquis, por exemplo.

 

Especificação de materiais

 

É difícil também especificar materiais, iluminação, móveis, marcenaria. Contando apenas com os recursos citados acima.

 

Diante disso, qual seria então a melhor forma de apresentar um projeto de arquitetura ou designe de interiores? A resposta é: Alinhar a apresentação técnica com o projeto em 3D.

 

O que é 3D?

 

A apresentação de um projeto em 3D é sua representação em três dimensões. Desta forma, ao invés de apresentar ao seu cliente um desenho em 2D sem profundidade e técnico. Ele receberá também um modelo virtual em 3D do projeto com todos os elementos necessários para compreensão da proposta. Isso inclui mobiliários, materiais de acabamento, iluminação, humanização, cores e texturas. Facilitando a apresentação da proposta e a tomada de decisões tanto para cliente como para arquiteto.

 
Maquete Eletrônica desenvolvida por Vinicius Matias. (Imagem Sem Render)

Maquete Eletrônica desenvolvida por Vinicius Matias. (Imagem Sem Render)

 

Ainda pode melhorar?

 

Ok Vinicius, gostei da representação em 3D mas ainda pode melhorar? Sim, sempre pode melhorar. A imagem acima é uma maquete 3D simples e sem render, imagens assim ajudam, mas você irá gostar mais delas com render.

 


Imagens Renderizadas?

 

Imagens renderizadas são imagens geradas através de um projeto 3D que são posteriormente tratadas em softwares renderizadores. O render traz a imagem efeitos reais como reflexão, emissão de luz e refração. Veja a imagem acima renderizada abaixo.

Maquete Eletrônica desenvolvida por Vinicius Matias. (Imagem  Render)

Maquete Eletrônica desenvolvida por Vinicius Matias. (Imagem Render)

 

Como é sua apresentação de projeto?

 

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o 3D e as imagens renderizadas, pode perceber como tal recurso pode melhorar a apresentação de seus projetos de arquitetura. Com certeza, por experiência própria, o uso de imagens renderizadas de qualidade, facilitará a compreensão do projeto pelo cliente, a definição de materiais de acabamento, marcenaria, mobiliário e iluminação será mais rápida e prática.

Você profissional terá seu trabalho mais valorizado e reconhecido. Atingindo maior satisfação e compreensão do cliente.
Faça agora mesmo seu orçamento e veja a teoria aplicada na prática com o seu projeto.
Entre em contato e saiba mais sobre todos os nossos serviços.

Abraços !
Vinicius Matias
Arquiteto Urbanista

Vinicius Matias
Vinicius Matias

Veja Mais em

Nosso Blog

Dicas e Novidades de Arquitetura, Construção e Decoração de Interiores

image

Como contratar um arquiteto!

Muitas pessoas tem dúvidas de como contratar e poder contar com os serviços de um arquiteto em sua obra ou reforma. Confira abaixo como realizar essa tarefa e garantir maior…
image

5 razões para fazer um projeto de arquitetura residencial

Olá, me chamo Vinicius Matias, sou arquiteto e neste post eu vou de mostrar 5 razões para fazer um projeto arquitetônico para sua residência. Quais as vantagens, quem é o…